Como?

Tenho andado às voltas por essas ruas e calçadas de Portugal, com muito tempo para pensar (visto que a maior parte das vezes viajo sózinha e ando sózinha. Gosto disso, de ter tempo para pensar e não proprimanente viajar sózinha!).

 

As ruas do nosso país estão cheias de histórias, de vontades e de coisas mal resolvidas. Algumas dessas histórias trazem-me à ideia novas histórias, tanto que algumas vezes até me sinto com vontade de me tornar romancista. Ainda bem que são apenas laivos de vontade rapidamente esquecidos pela real vontade de apenas pensar nas histórias.

 

A última que ouvi, num dos meus passeios entre o sitio que sai e o sitio onde deixei o carro estacionado:

 

Mulher: às vezes ela diz que não tem paciência para os filhos. Claro que não tem, eles fazem tudo que querem, ela não lhes dá regras.

Homem: Isso da paciência é fácil. Duas bofetadas nas crianças e já está ganha a paciência.

 

Quando penso na situação encontro uma série de desculpas históricas para esta afirmação: Sim, é verdade que muitos de nós ainda foram "aprendendo" através de uma palmada ou de um bom castigo. Sim, alguns de nós, ainda foram premiados por reguadas na escola primária sempre que dava um erro nos ditados. Sim, alguns de nós, ainda "aprenderam" que crianças não faz o que quer. A pergunta que me assola é: Gostavam? 

 

Se a resposta for "sim", optimo e podemos contar que assim está tudo bem consigo agora. E pode, mesmo assim, perguntar ao seu filho se gosta?

Se a resposta for "não", então porque o repete com o seu filho?

 

Alguns ainda podem dizer: Eu não gostava e existiram alturas em que eu sei que mereci! O que o faz acreditar nisso? Quem lhe disse que merecia? 

 

Talvez possa ser interessante reflectir qual o nome que atribui ao momento em que agride o seu filho?

 

Quando decide que a violência é a única forma que existe para lhe demonstrar que o comportamento que ele teve o desagradou?

 

E, desenvolvendo um pouco mais, pensar como é que o comportamento do seu filho o faz escolher ficar desagradado?

 

Bons pensamentos!!

 


 


 


 


 

publicado por Momento de Mudança às 15:13 | comentar | favorito